Secretaria Regional de Missões


O nosso lema esse ano foi “Coloque missões em primeiro lugar, e Deus dará as coisas necessárias” Pr. Edson Queiroz. O desafio missionário é grande, temos recursos, mas os obreiros com chamado missionário a cada dia esta escasso. Quando lemos relatos de missionário, os nossos heróis no passado, ao saírem para o campo missionário não faziam malas, mas caixões, sim caixões. Eles colocaram tudo num caixão, por que sabiam que as chances de voltar vivos eram mínimas, a expectativa de vida era de 2 a 8 anos, dependendo do lugar aonde iam. A igreja vive hoje, um período conhecido como pós-modernidade, e isso tem influenciado muito na vida da igreja, principalmente na forma de realizar missões. Ao invés de levar caixão, o obreiro pensa em levar recursos financeiros e recursos multimídias. Vejo que dentro do contexto atual a maior diferença entre missões atual e no passado se define por uma palavra chave – PAIXÃO pelas almas. Gosto muito da expressão que Paulo usa quando fala aos corintos "... porque o que desejo não são os seus bens, mas vocês mesmos."2 Coríntios 12:14. Sim, a Seara do Senhor necessita de obreiros que busque não "os bens" das pessoas, mas
sim o bem.
Outro pensamento acerca da obra de missões, e que se predomina entre nos evangélicos, a máxima de que “tudo é missões” existe um comentário do Stan Guthrie, no seu livro Missões no terceiro Milênio, onde muitos afirmam que tudo na igreja é missões, construção etc. então ele alega “ mas , então se tudo for missões nada será missões”. Diante dessas afirmações do Stan, a igreja precisa deixar bem claro o que é missões, talvez esse seja um dos motivos da falta de interesse por missões que as igrejas estão vivenciando em todos os cantos do Brasil e fora do Brasil.
Outro exemplo que nos estimula é o da Primeira Igreja Batista de Santo André- SP. Em meio a um grande projeto de construção faltou-lhes recurso para continuar a obra, então a liderança se reunir para decidir se lançaria mãos do dinheiro do fundo missionário para aplicar na construção, depois de muito tempo, decidiram investir em missões, essa decisão abençoou a igreja de tal maneira que eles conseguiram a conclusão do prédio de 3 andares, o mais impressionante que aquele edifício passou a se chamar “RESTO” uma grande placa em letras legível. Quando alguém perguntava o pastor respodia, investimos tudo em missões e o resto investimos nesse prédio. Tudo é uma questão de propósito.