NUVEM DE TESTEMUNHAS

NUVEM DE TESTEMUNHAS
Hebreus 12.1


INTRODUÇÃO.
  • Nuvem de testemunhas uma referência à lista descrita no cap.11 de exemplos, referenciais, modelos a serem seguidos pelos fiéis.
  • Noé, Abraão, Isaque, José, Moisés, quem já não se espelhou neles, quem não pediu: A sabedoria de Salomão, a fé de Abraão, a integridade de José, a paciência de Jô, a ousadia de Elias e até a força de Sansão
  • Olhamos para traz e para o lado e estamos rodeados de nuvem de testemunhas, de bons exemplos de referencias de modelos a serem seguidos.
  • Homens que se entregaram totalmente em prol da salvação de almas, verdadeiros exemplos para nós.


I.                   A HISTÓRIA CHEIA DE NUVENS DE TESTEMUNHAS
Spurgeon – O príncipe dos pregadores
Charles Finney – O apóstolo dos avivamentos
João Bunyan – o sonhador imortal
Jonatas Edwards – o grande avivalista
Jorge Whitfield – O pregador ao Ar livre
David Brainerd – o arauto aos peles vermelhas
Guilherme Carey – O Pai das missões modernas
Jorge Muller – O Apóstolo da fé
S. Sudar Sing – O Apóstolo dos pés sangrentos
David Livingstone – Celebre Missionário e explorador
João Paton – Um missionário entre os Canibais
Hudson Taylor – Pai das Missões no interior da China
Moody – celebre ganhador de almas
Jonatas Goforthy, Pastor Hsi, Adoniram Judson, hoje: Billy Graham, David Yong Cho, Reinard Bonke etc... (nomes conhecidos)
  • Eles tinham um ardor missionário incrível, um amor tremendo a Deus e a sua obra, uma vida totalmente entregue, tão diferente de hoje.
  • Como Raquel o clamor deles era “Dá-me filhos senão morrerei”
  • Falavam a verdade dizia Spurgeon “Os homens para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade”


II.                A NOSSA NUVEM REFERÊNCIA – JOÃO WESLEY
  • Conhecemos a história do tição tirado do fogo, que incerto de sua salvação foi até aldersgate, e nesta reunião sua vida mudou  ele tinha 35 anos, e desenvolveu um ministério de 54 anos ininterruptos.
  • Quando impedido de pregar nos templo anglicanos inclusive onde o seu pai fora pastor, ele subiu ao tumulo de seu Pai e pregou seu primeiro sermão, declarando “O mundo é a minha Paróquia”.
  • Não foi só uma frase de efeito, esse homem de 1.66 mts. Menos de 60 quilos, pregava em média para multidões de 5 a 30 mil pessoas, todos os dias, varias vezes, pregou cerca de 780 vezes por ano durante 54 anos.
  • Quando pregava sobre a justificação  pela fé e santificação, pecadores gritavam e gemiam e alguns eram arrebatados por horas, multidões se convertiam.
  • Sofreu terríveis perseguições. Em Moorfield, destruíram a mesa onde pregava, insultaram e maltrataram, em Wednesbury, destruíram as casas, roupas e móveis dos fiéis, deixando-os expostos à neve. Varias vezes apedrejado arrastado como morto, espancado na boca, no rosto e na cabeça até ficar coberto de sangue.
  • A Igreja o chamava de “Falso profeta”, “paroleiro”, “impostor arrogante”, “Fanáticos”.
  • Nas suas viagens a cavalo e a pé, em 54 anos percorria sete mil quilômetros por ano, leu Cerca de 1200 livros, a maior parte andando a cavalo, escreveu uma gramática   Hebraica, outra de Latim, outra de francês, inglês, foi redator de um jornal muitos anos, Um dicionário completo da língua Inglesa, um comentário sobre o NT, escreveu um livro sobre filosofia natural, sobre a História da Igreja, sobre a história de Roma, outro sobre a Inglaterra, três volumes sobre medicina e seis sobre música para os cultos, junto com Carlos 54 hinários, ao todo 230 livros. Aos 86 anos fez uma viagem a Irlanda e pregou seis vezes ao ar livre e 100 vezes em 60 cidades. Em 2 de março de 1791 com 88 anos completou a carreira dizendo. “O melhor de tudo é que Deus está conosco” e disse adeus.

III.             CORRAMOS A CARREIRA PROPOSTA

  • Diante destas nuvens de testemunhas o que nos resta fazer.
  • Vamos nos livrar do que nos atrapalha, comodismo,  pecado, desanimo, dos nossos medos, e corramos a carreira (A preparação do atleta com pesos)
  • Vamos copiar estes modelos, procurar orar como eles, consagrar com eles, servir como eles, procurar andar como eles, amar, chorar, crer, e cumprir com a nossa carreira hoje eles cumpriram a deles agora é conosco.

CONCLUSÃO. Depois de tudo que ouvimos, cabe neste final fazer um apelo para uma entrega total à obra do Senhor, mesmo aqueles que já estão envolvidos nela, uma consagração total a missão que Deus nos confiou, fazer do mundo a nossa Paróquia.