III CONGRESSO MUNDIAL DE EVANGELIZAÇÃO DE LAUSANNE
AEP, 2010-11-11
III Congresso Mundial de Evangelização de Lausanne – Cape Town 2010
“Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19)

Foi na Cidade do Cabo, na África do Sul, que entre os dias 16 e 25 de Outubro decorreu o III Congresso de Lausanne sobre Evangelização Mundial, onde estiveram reunidos cerca de 4200 líderes evangélicos de todos os continentes e de mais de 200 países, com o propósito de traçarem o curso da evangelização mundial para as próximas décadas e de fortalecer, inspirar e preparar a igreja para a proclamação do evangelho pleno, obedecendo juntos à Grande Comissão até que Jesus volte.
A reconciliação foi o tema central deste congresso, que teve como base a carta “Aos Efésios” e no qual também foram partilhados inúmeros testemunhos do que Deus está a fazer em todo o mundo para reconciliar em Cristo tudo e todos. Deus adoptou-nos como Seus filhos e incluiu-nos também neste plano de conquistarmos o mundo para Ele. É por isso que não podemos ficar parados quando muitos milhões de pessoas caminham para o inferno e/ou vivem em condições indignas para quem foi criado à imagem e semelhança de Deus. 27% da população mundial ainda não está alcançada com o evangelho, dos quais, 86% são muçulmanos, hindus ou budistas que nem sequer conhecem pessoalmente um cristão que lhes fale do amor de Deus ou o demonstre em acções. Precisamos de nos envolver com eles. Mas como?
O EVANGELHO SÓ É BOAS NOVAS SE CHEGAR A TEMPO!
Quando as prioridades de Jesus para o perdido e marginalizado são ignoradas, quase dois bilhões de pessoas também o são. Actualmente são conhecidos estatisticamente cerca de 100 mil missionários no mundo inteiro, mas só 3% trabalham entre os povos não alcançados. Das 8000 línguas e dialectos conhecidos, só metade têm uma Bíblia completa. Porque não formarmos equipas de contadores de histórias para aqueles povos enquanto não têm bíblia traduzida? Os media também são uma solução. 1/4 das pessoas provenientes de povos não alcançados chegaram a Jesus através de sites, filmes e/ou programas televisivos transmitidos por satélite.
Um dos países com o maior número de povos não alcançados (mais de 4 mil) é a Índia, mas também ali Deus se está a mover! Segundo dados recentes, 307 grupos indianos já foram adoptados por diferentes igrejas locais, trazendo salvação, dignidade e integridade a um país ainda controlado pelo sistema de castas e de escravatura. O evangelho está a transformar a vida das pessoas!
MISSÕES DE TODOS OS LUGARES PARA TODOS OS LUGARES
Em 1900, somente 9% da população da África era cristã. Em 2000 a percentagem de cristãos chegou a 46%, com 360 milhões de cristãos, numa população total de 784 milhões. Ao mesmo tempo, houve um declínio no número de cristãos activos e praticantes do mundo ocidental, tanto como consequência da baixa taxa de natalidade, como do crescente secularismo. Segundo o autor Philip Jenking, no livro “A próxima cristandade”, “até 2025, 50% da população cristã estará na África e na América Latina e outros 17% estarão na Ásia”. Segundo o arcebispo Orombi, da igreja de Uganda, África já não é apenas o alvo dos missionários Ocidentais, mas agora também envia missionários para o ocidente. As missões partem de todos os lugares para todos os lugares.
Quanto às tribos urbanas, as cidades ganham um milhão de pessoas por semana e as Nações Unidas estimam que até 2025 mais de 60% dos estimados 8,3 bilhões de pessoas estarão a viver em áreas urbanas. Certamente Deus tem um propósito nisto e, como resposta, as igrejas precisam de estar culturalmente mais sensíveis e pacientes na forma de se comunicar e de se relacionar com pessoas tão diferentes entre si. A integração da fé no local de trabalho, nos relacionamentos, nas artes, nos media, na ajuda aos pobres e na defesa dos valores éticos e da justiça são algumas das principais estratégias para alcançar tribos urbanas.
DESAFIOS PARA PORTUGAL
Portugal é um país nominalmente cristão, mas também é um grande desafio missionário. Apenas 1% da população é evangélica e, segundo dados da AMIS (Assessoria de Missões da Aliança Evangélica Portuguesa), ainda existem 44 concelhos por alcançar e 21 sedes de concelhos sem igreja. Para termos uma igreja acessível a todos, são necessárias pelo menos 1533 novas igrejas distribuídas por todo o país.
Quanto à leitura da Bíblia, a maioria dos portugueses tem pelo menos uma em casa, mas isso não significa que a leia. É tempo de, juntos, terminarmos com a pobreza bíblica e darmos a conhecer Jesus pelo nosso testemunho pessoal (que incluiu abraçar causas sociais e defesa de valores éticos), pela pregação da Palavra e pela unidade do corpo de Cristo. É tempo de buscarmos mais a Deus, estabelecermos parcerias, sonharmos com a plantação de novas igrejas (conheça os distritos mais necessitados em www.missaoglobal2015) e agirmos conjuntamente para um Portugal salvo para Jesus e que também mobiliza, prepara, envia e mantém missionários nos quatro cantos do mundo!
O COMPROMISSO DA CIDADE DO CABO
Para fortalecer a igreja a alcançar o mundo e como fruto de todo o trabalho realizado neste congresso, foi elaborado o “Compromisso da Cidade do Cabo”, publicado com um guia de estudo para que pequenos grupos, que nos desafia ao compromisso com Deus, uns com os outros e com o mundo que Deus ama, disponível em diferentes idiomas em www.lausanne.org e www.worldevangelicals.org, para download gratuito e pode ser usado nos sites ministeriais de qualquer agência ou igrejas. Até que Jesus venha, vamos cumprir a nossa missão e declarar como Paulo “Eu não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu depois do grego” (Romanos 1:16)
Sara Narciso
Jornalista – Lisboa
[Notícia n.º 3628, inserida em 2010-11-12, lida 95 vezes.]